Rua João Lisboa s/n São Pedro
Codó-MA CEP 65.400-000
(99) 98805-2207
suporte@hostdominus.com.br

WordPress: A famosa instalação de 5 minutos

WordPress: A famosa instalação de 5 minutos

O WordPress é, atualmente, uma das plataformas CMS (Content Management System) mais utilizadas para a criação de blogs na web. Este CMS foi desenvolvido em PHP/MySQL e é conhecido por sua fácil instalação. O WordPress é uma plataforma para gerenciamento de conteúdo, permitindo publicações de artigos, administração de comentários e interação com os visitantes.

Em um plano de hospedagem da HostGator, o WordPress pode ser facilmente instalado através do cPanel com o QuickInstall – que realiza a instalação do CMS na sua hospedagem WordPressem poucos minutos, sem que você tenha trabalho com configurações específicas.

Se você possui conhecimento de PHP e FTP, também é possível realizar a instalação do WordPress manualmente seguindo o passo a passo disponível no link abaixo:

Importante: para utilizar o WordPress.org você deve ter um plano de hospedagem de sites e um domínio registrado.

Como instalar o WordPress via QuickInstall

Os servidores da HostGator já estão preparados para receber qualquer instalação WordPress. Para realizar a instalação, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o cPanel de sua hospedagem pelo endereço www.seudominio.com.br/cpanel (substitua seudominio.com.br pelo endereço do seu site) e faça login com seus dados;

2. No cPanel localize a seção Software/Serviços e clique no ícone do QuickInstall;

QuickInstall no cPanel

3. Na página inicial do QuickInstall, selecione o WordPress no menu lateral BlogSoftware

Quickinstall

4. No momento que você clicar na opção, as informações sobre o sistema aparecem no centro da página. Para prosseguir com a instalação clique em Continue.

5. Após isso, preencha os campos do formulário abaixo:

Quickinstall Formulario de Instalação WordPress

A) No campo Application URL: Na lista de domínios disponíveis em sua hospedagem, selecione em qual você deseja instalar o WordPress;
B) No campo após a barra: Com esta opção você pode criar ou informar um diretório onde deseja instalar o sistema. Importante: Se quiser que ele seja acessível a partir de seu domínio principal (seudominio.com.br, por exemplo), deixe em branco o campo após o seu domínio. Caso deseje instalar em um subdiretório, informe o nome logo após a barra, por exemplo ‘blog’, assim o WordPress será instalado em seudominio.com.br/blog;
C) A opção Enable Auto Upgrades: é um grande diferencial, pois com esta opção ativa as atualizações do sistema serão feitas automaticamente e sem preocupações, caso não deseje manter essas atualizações de forma automática – basta desabilitar a opção;
D) Admin Email: informe o e-mail do usuário para administração do WordPress;
E) Blog Title: insira o nome do seu site e/ou blog;
F) Admin User: informe o nome de usuário para acessar o WordPress;
As opções First Name (G) e Last Name (H): são para informar o primeiro nome e sobrenome do administrador;

6. Com todos os campos acima preenchidos, clique em Install Now;

7. Após a finalização do processo, você poderá visualizar o endereço de acesso ao painel administrativo (Admin Area), o login (Username) e a senha gerada (Password). Estes dados também serão enviados ao e-mail informado na instalação.

Quickinstall-formulario3

8. Parabéns, seu WordPress foi instalado com sucesso!

Fonte: HostGator