Erro 404: como utilizar a página de erro a seu favor

por HOSTDOMINUS
Certamente você já deve ter acessado algum site e esperou por uma página mas na verdade encontrou aquela famosa mensagem “Not Found”.
O erro 404 é um das páginas de erros que os usuários mais encontram na web e, por isso mesmo, é importante usar ela para melhorar a experiência do usuário em seu site. Com esse objetivo vamos abordar nesse post o Erro 404, explicandocomo ele ocorre e mostrando maneiras melhores de conviver com ele. Confira no post.
Como esse erro ocorre?
O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o usuário pode se comunicar com o servidor normalmente mas o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado. Assim, o servidor de hospedagem irá apresentar a mensagem “404 – Página não encontrada” característica.
Esse erro significa que a página da web que o usuário estava tentando acessar não foi encontrada, essa página pode ter sido removida ou modificada. Pode ocorrer também quando:
- o usuário tenta acessar um link quebrado ou que não existe;
- o visitante do seu site digita a URL incorretamente.
Resumindo, o Erro 404 ocorre quando a página acessada não existe na URL inserida.
Quais as consequências desse erro?
É possível que o usuário perca a confiança no seu site, principalmente, se for a primeira visita. Ainda mais se você possui uma loja virtual – já que, nesse caso, o erro impede que o cliente realize a compra.
Infelizmente esse tipo de erro está presente em todos os sites, principalmente porque pode ser causado por erros de digitação do usuário. Então a melhor maneira é pensar em uma forma de utilizar esse erro a seu favor.
Antes de tudo, é preciso otimizar as suas URLs para deixá-las mais amigáveis – o que é ótimo para SEO. Lembre-se também para realizar redirecionamentos caso alguma página seja excluída – é possível que algum usuário tenha salvo sua página nos favoritos.
E o melhor conselho: customize sua página 404!
A página de erro padrão é simples e com termos em inglês (como na imagem), o que gera uma certa desconfiança, não é mesmo?
Então aposte na usabilidade sempre, veja algumas dicas na hora de customizar a sua página de erro 404:
- Retire a mensagem padrão de erro;
- Mantenha o layout padrão do seu site para mostrar ao usuário que ele continua navegando na mesma página;
- Mantenha o menu do seu site ou adicione um botão para retornar à home;
- Se possível, adicione um campo de busca ou indique algumas páginas semelhantes ao que foi pesquisado;
- Erros não são bem vistos pelos usuários, então dê um toque de humor à página – mas cuide para sempre manter a identidade da sua marca;
Fonte: HostGator
Posts recomendados

Segurança do site: motivos para usar HTTPS
17/01/2017

Dicas para criar senhas seguras
22/03/2016

Tutorial: Postar PDF no Home do site
17/10/2020