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Descubra os poderes da computação cognitiva

Talvez você não tenha ouvido falar sobre computação cognitiva, ou talvez você conheça, mas não saiba totalmente o que significa. Talvez você conheça o Jarvis. Lembra dele? DeO Homem de Ferro? O personagem e a tal computação cognitiva têm muito em comum. Por quê?

Na ficção o assistente digital é um supercomputador que compreende a linguagem de Tony Stark e capta dados do ambiente para ajudá-lo, oferecendo bons conselhos e descobrindo as fraquezas de alguns inimigos, por exemplo. E se engana quem pensa que esse tipo de tecnologia só existe nos quadrinhos. Tudo bem que Jarvis tem muito da imaginação de Stan Lee e sua turma, mas sim, existem robôs com essa capacidade no mundo real.

A computação cognitiva leva esse nome porque seu funcionamento tem algumas semelhanças com a capacidade de nós, seres humanos, percebermos informações e adquirirmos conhecimento. A tecnologia traça uma espécie de paralelo com nossa capacidade de cognição. Por esse motivo existem computadores capazes de auxiliar médicos na descoberta de doenças e na cura das mesmas.

Os sistemas cognitivos são diferentes dos computadores tradicionais. Eles não apenas seguem as instruções de um software; eles processam as informações de modo autônomo. O Watson, da IBM, por exemplo, funciona por meio de algoritmos matemáticos avançados e é movimentado por uma infraestrutura poderosa para processar muitos dados.

A computação cognitiva compreende a linguagem natural, texto, imagem e outros dados – inclusive muitos dos que não foram convertidos para a linguagem das máquinas tradicionais. Por serem treinados para executar tarefas variadas, os computadores são dotados de algoritmos complexos e sofisticados. Confira algumas áreas em que essa tecnologia vem sendo utilizada:

→ Saúde

Na área da saúde a computação cognitiva tem se destacado. Com relação a doenças complexas, como o câncer, essa inteligência pode auxiliar os médicos a irem além, já que cada tumor tem seu próprio genoma e é necessário investigar melhor. Os profissionais, utilizando a tecnologia, podem consultar uma biblioteca médica em sua base de dados e propor tratamentos para cada paciente, pois será possível avaliar cenários, chegando ao mais próximo da cura.

→ Educação
Não há como negar que a tecnologia transformou – e continue transformando – a educação. Cursos online e aplicativos voltados ao compartilhamento de conhecimento só crescem, gerando um grande número de dados sobre alunos, seus pontos fortes e suas dificuldades na hora do aprendizado. A computação cognitiva, nesse caso, pode utilizar essas informações para gerar um plano de estudos que se adeque a cada perfil, atuando como uma espécie de “assistente pedagógico”.

→ Marketing

Sabia que a computação cognitiva pode ser o futuro do telemarketing? Sim, se essa tecnologia continuar caminhando velozmente, em pouco tempo teremos um computador capaz de dar respostas assertivas e eficientes, baseadas no comportamento dos clientes – principalmente por ter muito do comportamento humano e, segundo, porque pode armazenar um grande número de informações.

É parece que a ficção se transformou em realidade, não é mesmo? Será que em breve também teremos “Jarvis” para chamarmos de nossos? Façam suas apostas, o futuro acontece em um piscar de olhos.

Fonte: Revista Superinteressante


A PrestaShop é uma plataforma gratuita de comércio eletrônico para você criar e gerenciar uma loja virtual. A plataforma é completa, dinâmica e possui funcionalidades simples para ajudar você independente do tamanho do seu e-commerce.

A Prestashop se destaca por oferecer uma forma fácil para construir uma loja virtual, pois existem diversos templates e addons que auxiliam na customização e facilitam alguns processos como, por exemplo, configurar as formas de pagamento – há addons prontos para usar. A plataforma disponibiliza também relatórios de compra, informações de clientes, uma fácil adição de produtos, formas de frete e muito mais.

Como instalar a PrestaShop via QuickInstall

Os servidores da HostGator já estão preparados para receber qualquer instalação PrestaShop. Para realizar a instalação, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o cPanel de sua hospedagem pelo endereço www.seudominio.com.br/cpanel (substitua seudominio.com.br pelo endereço do seu site) e faça login com seus dados;

2. No cPanel localize a seção Software/Serviços e clique no ícone do QuickInstall;

3. Na página inicial do QuickInstall, selecione a PrestaShop no menu lateral eCommerce Software 

PrestaShop no QuickInstall

4. No momento que você clicar na opção, as informações sobre o sistema aparecem no centro da página. Para prosseguir com a instalação clique em Continue.

5. Após isso, preencha os campos do formulário abaixo:

Instalação PrestaShop

A) No campo Application URL: Na lista de domínios disponíveis em sua hospedagem, selecione em qual você deseja fazer a instalação PrestaShop ;
B) No campo após a barra: Com esta opção você pode criar ou informar um diretório onde deseja instalar o sistema. Importante: Se quiser que ele seja acessível a partir de seu domínio principal (seudominio.com.br, por exemplo), deixe em branco o campo após o seu domínio. Caso deseje instalar em um subdiretório, informe o nome logo após a barra, por exemplo ‘loja’, assim a PrestaShop será instalada em seudominio.com.br/loja;
C) A opção Enable Auto Upgrades: é um grande diferencial, pois com esta opção ativa as atualizações do sistema serão feitas automaticamente e sem preocupações, caso não deseje manter essas atualizações de forma automática – basta desabilitar a opção;
D) Admin Email: informe o e-mail do usuário para administração da PrestaShop;
E) Blog Title: insira o nome da sua loja;
F) Admin User: informe o nome de usuário para acessar a PrestaShop;
As opções First Name (G) e Last Name (H): são para informar o primeiro nome e sobrenome do administrador;

6. Com todos os campos acima preenchidos, clique em Install Now;

7. Após a finalização do processo, você poderá visualizar o endereço de acesso ao painel administrativo (Admin section), o login (Username) e a senha gerada (Password). Estes dados também serão enviados ao e-mail informado na instalação.

Finalizando Instalação PrestaShop

8. Parabéns,  a PrestaShop foi instalada com sucesso!

 

Como alterar a PrestaShop de Inglês para Português

A instalação PrestaShop é feita por padrão em inglês, mas você pode optar por utilizar a versão em português. A alteração de linguagem funciona de uma forma diferente, é preciso primeiro adicionar o idioma desejado para depois alterar no painel. Siga os passos abaixo para realizar essa alteração:

1. Acesse o Painel Administrativo da PrestaShop no link Admin section no final da instalação. Os dados de acesso estão logo abaixo do link e também foram encaminhados ao e-mail que você informou na instalação;

2. No menu lateral esquerdo, localize a seção Localization > Translations. Procure na seçãoAdd/Update a Language a língua Português BR (Portuguese), para adicionar o idioma desejado, e clique em Add or update a language

Traduzindo PrestaShop

3. Também no menu lateral esquerdo, localize a opção Administration > Employees > Edit;

Traduzir idioma PrestaShop

Ao abrir a página altere a opção Language para português e salve clicando no botão Save no canto inferior direito.

Traduzir idioma PrestaShop

4. Agora o seu painel administrativo da PrestaShop está em Português!

Ao acessar pela primeira vez o painel administrativo ficará disponível um pequeno tutorial (Take a tour: get started with PrestaShop), recomendamos que altere primeiro o idioma para você aproveitar melhor esse tutorial, nele há um passo a passo que ensina como personalizar a loja, trocar o tema, adicionar produtos, configurar o pagamento e até mesmo ajustar as opções de frete. Os primeiros passos que você precisa conhecer para montar a sua loja virtual na PrestaShop.

Tour PrestaShop

Tour PrestaShop

Fonte: HostGator


5 ferramentas para quem deseja ser um freelancer

Sabemos que a ideia de trabalhar de casa é tentadora, mas que muitos ainda têm medo de se jogar na vida de freelancer e acabar se perdendo nela. Se você tem pensado nessa possibilidade, saiba que existem algumas ferramentas que podem lhe auxiliar durante o trabalho, lhe ajudando a ter mais foco nas tarefas e a controlar seus gastos.

Sim, porque ser um freelancer não é tão simples assim. É tão complicado quanto trabalhar em um emprego habitual, nós já falamos sobre isso por aqui, mas para ajudá-lo, listamos 7 aplicativos para você começar no mundo dos freelas com tudo! Confira:

1 – Gmail + Drive + Docs + Agenda…

Com uma conta de e-mail Google é possível agilizar muito sua vida como freelancer. E-mail, Hangout, Drive, Agenda e Docs são algumas das funcionalidades oferecidas. O melhor é que é tudo integrado, você não precisa abrir vários softwares ao mesmo tempo para trabalhar.

Um ponto positivo é o Google Docs, com esse serviço é possível compartilhar documentos, apresentações e planilhas sem mistério algum – e a equipe pode acompanhar as alterações e contribuir em real time.

O Google Agenda também é espetacular! Ele avisa TUDO, TUDO! Sabe aquela reunião que você havia marcado para segunda, às 10h? Você não irá se esquecer! Um e-mail às 9h50 aparecerá em sua caixa de entrada alertando sobre ela. É mágico! 🙂

2 – Trello

Para gerenciar tarefas essa é uma ferramenta muito boa. O Trello é muito fácil de ser utilizado e também tem uma versão para smartphone. Dessa forma, se você estiver viajando, é muito mais fácil acompanhar o andamento de suas tarefas. Por ele é possível estabelecer datas para a entrega dos trabalhos, marcar os membros da equipe, criar check-list, realizar o upload de imagens, comentar e muito mais. Se você utiliza metodologia ágil, também é possível utilizar plugins para contabilizar as horas e a pontuação dos afazeres.

3 – Slack

Se você tiver que lidar com uma equipe grande, o Slack é uma boa opção para contato. É possível centralizar a comunicação pela ferramenta e ele também possui APP para smartphone. Fora que a interface é muito divertida e dá para apagar as mensagens. Sabe aquela resposta que você escreveu correndo e acabou errando algumas palavras? É… Lá dá para alterar! 😉

4 – StayFocusd Chrome Extension

Problemas para focar em suas tarefas? Fique tranquilo porque com o StayFocusd será muito mais fácil evitar as distrações. Ele é uma extensão para o Google Chrome e lhe ajudará a perceber o quanto de tempo você tem desperdiçado com as redes sociais, por exemplo. Ele pega pesado com aqueles malandrinhos, que tentam dar uma escapada básica, sabe? Vale usar!  

5 – Hootsuite

Você é social media e está pensando em pegar uns freelas? O Hootsuite é uma plataforma interessante para agendar posts e acompanhar as menções das marcas nas redes. Com ele é possível agendar tweets, postagens no Instagram, LinkedIn e no Facebook, também.
[+] Dicas importantes:

Realize reuniões semanais com seus freelas para alinhar a pauta. Se você presta serviço para uma empresa que fica em outra cidade, utilize o Skype ou o Hangout, mas não se esqueça das presenciais – olho no olho ainda é melhor;

Faça do seu trabalho uma prioridade. Identifique o horário em que você é mais produtivo e deixe para realizar as tarefas sempre naquele momento. Será mais fácil alinhar o lazer com seus freelas nesse caso;

Está monótono trabalhar de casa? Faça algo diferente, que desperte sua criatividade! Que tal passar a tarde em uma cafeteria? O aroma do café, as pessoas e o próprio ambiente é inspirador. Experimente!

Fonte: Locaweb


Manual do Blog: Como construir personas e engajar o seu público

Agora que você já tem tudo preparado para o seu blog – registrou o domínio, encontrou uma hospedagem e tem o layout definido, é hora de pensar em seu leitor, os assuntos que você irá produzir e o quanto é importante ter ele envolvido com o seu blog. Para isso, preparamos algumas dicas para você construir personas e manter o seu público engajado. Venha conferir!

Idealizando o leitor do seu blog

O processo de definição de público está interligado com a criação de conteúdo do seu blog, pois esse público será formado por aquelas pessoas que se identificam com o que você produz. Dessa forma, o público é moldado conforme você cria assuntos que interessam.
É preciso ter em mente quem você quer que seja o seu leitor e comece a construir um perfil que o define – o que chamamos de construir personas.
Personas são representações fictícias do seu público-alvo e auxiliam você à tomar decisões, isso ajudará e acompanhará você por todo o caminho do blog.

A construção desse perfil constitui em reunir informações demográficas e sobre comportamento do seu leitor, como por exemplo: local onde mora, idade, interesses e outros. É comum finalizar essa análise e encontrar mais de um perfil de persona, já que não é preciso limitar-se à uma única descrição para não restringir muito o seu público – mas também não exagere para não perder o foco.
A criação de personas permite que você tenha conhecimento e controle de quem acompanha o seu conteúdo, veja como fazer esse perfil.

Construindo Personas

Há inúmeros métodos para a construir personas e todos consistem em responder algumas perguntas. Transferindo para o ambiente de um blog, podemos customizar essas perguntas e chegamos em algo semelhante à isso:

  • Qual é a idade o seu leitor?
  • Quais assuntos o interessam?
  • Quais são suas expectativas?
  • Ele possui preocupações?
  • Quais são os seus hobbies e paixões?
  • Que tipo de post ele gostaria de ler?
  • Que tipo de informação ele busca em outros blogs?
  • Quais livros ele gosta de ler?
  • Quais são seus objetivos?
  • Quais são suas habilidades?
  • O que ele não gosta de fazer?
  • Quais assuntos ele não gosta?

E muitas outras perguntas que você pode ir adicionando. Liste vários exemplos de conteúdos que interessariam o seu leitor e após finalizar comece a respondê-las.

A última parte desse processo para construir personas é completar a seguinte ficha:

  • Nome (fictício):
  • Alguma imagem que ilustre sua persona:
  • Idade:
  • Sexo:
  • Trabalho:
  • Nível de estudo:
  • Desejos:
  • Medos:
  • Desafios:
  • Como eu posso ajudar com o meu blog:

É claro que no dia a dia do blog nos deparamos com um público que não esperávamos encontrar, e para conhecer o seu leitor real você pode observar melhor os feedbacks que recebe, analisar qual é o post mais comentado, o que seu leitor costuma comentar, qual post teve mais compartilhamentos.. e por ai vai. Uma ótima opção para conhecer quem acompanha o seu blog é fazer uma pesquisa de público com um formulário do Google Docs, por exemplo. Lembre-se de deixar a pesquisa simples e rápida para receber bastante respostas.

Outra opção é utilizar o Google Analytics, com ele você tem métricas reais e confiáveis para entender como os usuários se comportam no seu blog e descobrir de onde eles vieram. Você pode também conhecer as suas maiores fontes de tráfego para ajudar em metas de crescimento e para te dar um conhecimento mais aprofundado para rever sua estratégia de divulgação e criação de conteúdo.

Essas duas práticas ajudam a moldar toda a sua trajetória com o blog e auxiliam você na hora de tomar decisões ao produzir os conteúdos, além de proporcionar que você envie a mensagem certa para a pessoa certa. Conforme você vai imaginando seu leitor ideal e comparando com o seu leitor real, o processo para construir a identidade do seu blog se torna mais simples e o tão sonhado engajamento com o público será alcançado.

Mas o que é engajamento com o público?

O engajamento, no ambiente de um blog, define o nível de envolvimento e interação que você alcança com o seu público, podemos dizer que o engajamento é o relacionamento entre você e seus leitores.
Ao estabelecer uma conexão mais íntima você cria uma afinidade com o público, dessa forma, o engajamento trata-se de encantar pessoas a fim de que elas produzam uma ação – seja ela comentar em seus posts, compartilhar nas redes sociais ou se inscrever no seu blog para acompanhar as novidades.

Resumindo: o engajamento é resultado do seu trabalho como criador de conteúdo e esse é um fator essencial para um blog, pois é envolvendo e inspirando as pessoas que você as estimula à compartilhar ou curtir o que você produz.

Com o seu público bem definido após construir personas e analisar seu leitor real, a criação de conteúdos está a todo vapor, não é mesmo? Agora você deve se preocupar em conquistar cada vez mais novos seguidores. Mais do que isso: o que você quer de fato é que o seu blog tenha sucesso com pessoas que se identificam com o conteúdo que você produz e que queiram receber novidades – você quer leitores engajados! Não é mesmo? Para manter o engajamento sempre em alta utilize alternativas como a construção de listas de e-mail para envio de newsletter.

Uma solução: Lista de e-mails

Sabe aquele campo para informar o seu e-mail e receber os conteúdos em primeira mão que você vê na maioria dos blog? Então, ele é um ótimo aliado para você construir uma lista de e-mails de quem costuma visitar o blog. Criar essa lista é uma solução para aproximar o seu leitor e contar as novidades que você preparou.
Essa tem o principal objetivo de disponibilizar uma newsletter periódica com alguns informativos sobre o seu conteúdo. Além disso, a newsletter permite que você produza um conteúdo exclusivo ou complementar somente para quem assina – não é uma ótima ideia?!

Sem falar que na porcentagem de visualização, uma newsletter costuma ser mais visualizada que uma divulgação no Facebook, por exemplo, pois quem disponibiliza o próprio e-mail está realmente interessado em receber o seu conteúdo – sem contar que o Facebook possui um certo filtro e as suas publicações não aparecem no feed de todos os seus seguidores, lembra?

Tenha em mente algumas preocupações ao criar sua newsletter: pense em um layout agradável e simples, com conteúdo ‘escaneável’ para ter o máximo de aproveitamento, um título bacana que desperte o interesse de abrir o e-mail e, é claro, crie algo que faça valer a pena a assinatura.
Lembre-se também de adaptar o layout do seu blog para que o campo de assinatura seja visível – para que sua lista de e-mails nunca pare de crescer!

Fonte: HostGator


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